Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

GOSTAS DE HISTÓRIA?

Apontamentos e reflexões sobre temas históricos do passado ao presente...

GOSTAS DE HISTÓRIA?

Apontamentos e reflexões sobre temas históricos do passado ao presente...

Sobe a tensão nas Malvinas

11.02.12

Hoje, o Dnotícias on-line publicou a seguinte notícia:

 

"A Argentina acusou ontem o Reino Unido de ter enviado um submarino com armas nucleares para uma zona do Atlântico sul, perto das disputadas ilhas Malvinas, que os ingleses designam por Falkland, noticiava a AP.

O ministro argentino dos Negócios Estrangeiros, Hector Timerman, afirmou a jornalistas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), que um submarino, chamado Vanguard, com armas nucleares, tinha sido recentemente enviado para as Malvinas, como parte do destacamento britânico.

Acrescentou que a Argentina questionara o Reino Unido, através dos canais diplomáticos, se tinha introduzido armas nucleares no Atlântico sul.

Timerman adiantou que, "até agora, o Reino Unido recusou dizer se era verdade ou não".

Mais tarde, o embaixador britânico na ONU, Mark Lyall Grant, afirmou: "Não comentamos a localização de armas nucleares nem de submarinos".

Timerman disse ainda que a Argentina tinha aceite a oferta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para mediar a discussão com o Reino Unido."

 

As Malvinas são ilhas que se situam no Atlântico Sul, ao largo da Argentina, sendo a sua soberania reclamada por este país desde 1833, aquando da sua ocupação pelos britânicos. O conflito reacendeu-se em 1982, quando ocorre a chamada Guerra das Malvinas ou Guerra das Falklands, durante o governo de Margaret Tatcher, sendo que os ingleses saem vencedores.

 

 

 Imagem Wikipedia