Apontamentos e reflexões sobre temas históricos do passado ao presente...

06
Abr 12
Do blogue de Olinda Gil:

Título original: The Eagle
Elenco: Channing Tatum, Jamie Bell e Donald Sutherland

Sinopse:

Ano 120 a.C.. O comandante romano Flavius Aquila e a sua legião de cinco mil homens desaparecem sem deixar rasto durante uma missão a norte do Império Romano.

Vinte anos volvidos, o seu filho Marcus Flavius Aquila (Channing Tatum) parte, com os seus homens, em busca da verdade, numa tentativa de recuperar a honra dos Aquila. Para isso decide levar Esca (Jamie Bell), um escravo originário das tribos nórdicas que conhece o local e cuja capacidade extraordinária de sobrevivência e agilidade são vistas como essenciais nessas paragens longínquas.

Mas Esca, capturado e mantido como gladiador, nutre um profundo desprezo por Roma e por tudo o que ela significa.

Porém, uma vez longe, perdidos nas montanhas inóspitas e perante a ameaça das tribos rebeldes, escravo e senhor vão ter de ultrapassar as suas motivações pessoais e assumir que apenas a união lhes poderá salvar a vida. Trata-se, muito simplesmente, de uma aventura sobre camaradagem e lealdade que tenta disfarçar o destino dos seus dois personagens entre traições e novas reviravoltas.

 

É um filme com uma mensagem razoável sobre a elevação do entendimento humano sobre a ténue diferença que existe entre um homem da classe mais elevada e um escravo ou entre um povo conquistador e o considerado selvagem.
O momento preponderante do filme é a inversão de papéis, quando Channing Tatum se torna escravo de Jamie Bell. A delonga desse estado de coisas faz Bell perder o crédito de simpatia que vinha ganhando com o público e coloca a nú algum do sentimento de superioridade de Tatum que a dureza da viagem não apagou.

 

As duas mais significativas cenas de batalha, a abrir e a fechar o filme, estão bem montadas com boa utilização da diferença de estilos entre os dois tipos exércitos - o romano organizado e o aparente caos eficaz do povo que os enfrenta - pelo que não vejo razão pela qual não se possa apreciar este filme se se admitir que a história será menos aprofundada do que poderia.

http://splitscreen-blog.blogspot.com/2011/06/aguia-da-nona-legiao-por-carlos-antunes.html

Ler mais: http://splitscreen-blog.blogspot.com/2011/06/aguia-da-nona-legiao-por-carlos-antunes.html#ixzz1pDD5TV2Q

http://www.best-cine.com/a-aguia-da-nona-legiao-the-eagle/

publicado por Conceição Janeiro às 10:39

Abril 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
12
13
14

15
16
18
19
21

22
24
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Etiquetas

todas as tags

pesquisar
 
Ligações
mais sobre mim
blogs SAPO